No último mês de Outubro de 2012 (do dia 1º ao dia 31) o Programa de Educação Tutorial Biblioteconomia e Ciência da Informação (PET-BCI) em parceria com a Biblioteca Comunitária (BCO), da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar realizou a exposição “Jorge Amado: 100 anos de história e vida”, em comemoração ao centenário do autor.
Sua obra literária foi inúmeras vezes adaptada para cinema, teatro e televisão, além disso, seus livros foram traduzidos para 49 idiomas, existindo também exemplares em braile e em formato de áudio livro. Teve como um de seus grandes sucessos tanto na literatura quanto televisão obras como “Gabriela, Cravo e Canela” e “Tieta do Agreste”. Jorge Amado iniciou sua carreira de escritor com obras de cunho regionalista e de denúncia social, passando depois por várias fases até chegar à fase voltada para crônicas de costumes.
O referido autor é considerado um dos maiores escritores do século XX no Brasil, entregou-se de corpo e alma à escrita, e com reconhecimento ao seu exponencial talento, foi eleito membro da Academia Brasileira de Letras (1961 – Cadeira de nº 23).
Além de ter sido um evento na qual teve uma enorme relevância para a comunidade estudantil (acadêmica e escolar), houve enorme aceite por parte desse mesmo público, assim como sua divulgação nos principais meios de comunicação de São Carlos, tais como, “Jornal 1º Pagina”, “São Carlo Agora” além da revista “Kappa”.
Nesse tempo, o público pode conferir a trajetória de vida e obra de um dos mais importantes escritores brasileiros por meio de uma linha do tempo, fotos e livros.
A mostra acorreu na Biblioteca Comunitária (BCO) da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, no Piso 2.
Diante dessa iniciativa e perante as repercussões positivas, o grupo PET-BCI espera ter contribuído tanto no campo educacional quanto das artes, junto ao público interno e externo da universidade.
Responsáveis pela atividade:
Francisco Márcio de Souza Silva
Laís Valéria Segalla Gomes
Aline Carvalho