Nos dias 09 e 10 do mês de outubro o Programa de Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação (PET BCI) realizou um mini curso intitulado “Ferramentas da informação no uso científico e cotidiano”. Inicialmente a abertura foi realizada pela integrante do PET BCI Aline Carvalho, onde ela apresentou o PET BCI, sua área de atuação e as suas atividades, e também os integrantes que iriam realizar as atividades. O minicurso foi realizado no campus de São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no prédio de Aulas Teóricas 7 (AT7), na sala de informática numero 167.
O minicurso foi voltado para os grupos PET Conexões Indígenas e o PET Conexões Indígenas Ações em Saúde, o numero de participantes dos PETs foram de 6 e 13 alunos, respectivamente. Este minicurso teve como objetivo auxiliar os alunos indígenas desses PETs na pesquisa em bases de dados, ferramentas de criação e apresentação de informação (word, power point), e ainda na criação e gerenciamento de contas de e-mail e grupos de e-mail.
O primeiro dia do minicurso (09 de outubro de 2012), teve carga horária de 8 horas, com horário das 08h as 12h, com intervalo de almoço e retorno as 14h e termino as 18h. No primeiro dia foram realizadas as apresentações dos integrantes que iriam ministrar os cursos e a apresentação do Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, Douglas Henrique Milanez, que tem como orientador o Prof. Dr. José Angelo Rodrigues Gregolin do departamento de Engenharia de Materiais e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, cuja apresentação teve como título “Base de dados para pesquisa científica na graduação”. Na qual foi ministrado conteúdos sobre bases de dados com abrangência em Ciências da Saúde e nas demais áreas do conhecimento (Biblioteca Virtual de Saúde-BIREME, base LILACS, Portal Capes e da Web of Science), orientando na realização de buscas bibliográficas voltadas principalmente na área de saúde. Para realização de tal apresentação o Doutorando Douglas realizou a exposição das informações utilizando a projeção de slides. O segundo dia do minicurso (10 de outubro de 2012), teve carga horária de 8 horas, com horário das 08h as 12h, com intervalo de almoço e retorno as 14h e termino as 18h. Os conteúdos desse dia foram ministrados pelos próprios alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) e bolsistas do Programa de Educação Tutorial Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar (PET BCI), foram eles: Renan Di Turi Cruz, Anderson das Neves Moreira, Miriam Ramos dos Santos e Paulo Aparecido Rodriguês da Silva, sobre as seguintes temáticas: “Fundamentos em Microsoft Word 2010 e Microsoft Power Point 2010”, “Criação e gerenciamento de e-mails e grupos de e-mails, do Google e Yahoo”, “Compactação de arquivos nas extensões .rar e .zip” e “Criação de blogs através do Blogspot e WordPress”.
Todas essas atividades foram realizadas pela utilizando o projetor de slides para as apresentações, e houve ainda todo o auxilio pessoal com cada um dos alunos do minicurso. E ao fim das atividades, a aluna e integrante do PETBCI, Aline Carvalho realizou o encerramento do minicurso, e houve distribuição dos certificados aos participantes e também os alunos que realizaram as apresentações se colocaram a disposição para ajudar em qualquer duvidas posteriores dos alunos do minicurso, e ainda foi enviado via e-mail a tutora responsável do PETs Conexões Ações em Saúde, as apresentações (slides) para consulta. Tivemos como resultado dos alunos e professores envolvidos no minicurso um retorno positivo, com vários elogios, e que gostariam de estar sempre em contato com o PETBCI para troca de experiências e um possível auxilio nas atividades do dia a dia da graduação. E diante de tais manifestações positivas, e a pedido da Profª Fernanda Callegari (Tutora do PET Conexões Indígenas Ações em Saúde), objetivamos em um futuro próximo a realização de uma segunda edição do minicurso, com novos conteúdos, e atualizando os existentes.
Responsável pelo relatório: Paulo Aparecido Rodriguês da Silva.