No dia 25 de setembro de 2014 das 15 às 17 horas, foi realizada a oficina intitulada: “Ferramentas de cientometria”, ofertada pelo NIT/Materiais em parceria com o grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) de Biblioteconomia e Ciência da Informação, esta oficina foi desenvolvida e ministrada pelo bibliotecário Antonio Carlos Alves Conserva Junior, formado pela Universidade Federal de São Carlos. A oficina teve como objetivo apresentar o campo da Cientometria, as ferramentas utilizadas nessa área como o scriptlattes e alguns exemplos de trabalhos já desenvolvidos. Foi exposta uma explicação a respeito dessa área de pesquisa, em suma a Cintometria é o estudo dos aspectos quantitativos da ciência enquanto uma disciplina ou atividade econômica, sendo um segmento da sociologia da ciência, aplicada geralmente no desenvolvimento de políticas científicas (MACIAS-CHAPULA, 1998). Tendo como seu objeto de estudo disciplinas, assuntos, áreas e campos; Como variáveis estão os fatores de diferenciação dos itens, como por exemplo: revistas, autores e documentos, nestes casos, os vínculos de comunicação estabelecidos entre os pesquisadores relacionados a essas publicações; Quanto à metodologia empregada são utilizados: Ranking, frequência e distribuição. Dessa forma, os objetivos da Cientometria baseiam-se na identificação de domínios de interesse, no qual os assuntos se concentram a fim de compreender os níveis de comunicação e interação entre pesquisadores.
Bibliografia relacionada:
GUEDES, Vânia Lisboa da Silveira. A bibliometria e a gestão da informação e do conhecimento científico e tecnológico: uma revisão da literatura. Ponto de Acesso, Salvador, v. 6, n. 2, 2012.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A.. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, Brasília, v. 27, n. 2, p. 134-140, maio/ago. 1998.
Redigido por: Nayara Ramos