No último dia 11 de setembro, foi realizada a “Visita ao pôr-do-sol” em comemoração ao dia do Cerrado, no Campus da UFSCar de São Carlos. As visitas monitoradas ao Cerrado, promovidas pelo projeto de extensão “Trilha da Natureza” possuem vínculo com o Departamento de Apoio à Educação Ambiental (DeAEA), da Secretaria de Gestão Ambiental da UFSCar (DCAm).
Esta atividade teve como objetivo aproximar a comunidade da grande área natural presente no Campus de São Carlos, destacando a sua importância para a região. Realizada no período noturno, a visita, possibilitou uma nova experiência visual e sensitiva devido às particularidades ambientais do Cerrado.
O percurso, que durou por volta de 2 horas, foi realizado a luzes de lanternas, e promoveu novas sensações e conscientizações diante de um ambiente independente, mas que, ao mesmo tempo, sofre diversas interferências externas.
Foram apresentadas as particularidades do Cerrado, principalmente em relação às características de sua flora, assim como, sua diferenciação em relação a outros biomas. Além disso, foi possível experimentar diferentes sensações climáticas e visuais presentes neste ambiente.
Em uma caminhada que se iniciava em uma trilha de fácil acesso, passamos para a de um trecho de mata ciliar, onde a temperatura caia de forma inesperada, possibilitando, mesmo no período noturno, a percepção de diferentes sensações dentro do mesmo ambiente por meio do uso dos sentidos como visão, audição e tato. Apesar de muitas interferências de sons externos à própria UFSCar como os da rodovia e da cidade, a visita ao Cerrado proporcionou também a descoberta de suas particularidades sonoras.
Dessa forma, a oficina de visita monitorada ao Cerrado promoveu uma nova percepção para o grupo PET de Biblioteconomia e Ciência da Informação a respeito da temática ambiental. Sair de um ambiente de trabalho cotidiano e adentrar em um ambiente natural dentro da própria instituição de ensino proporcionou maior reflexão sobre os problemas de preservação ambiental presentes na Universidade, proporcionando também, uma nova experiência para o grupo.
Caneleiras de proteção, oferecidas pelo DeAEA
Nos preparando para a caminhada!
Galera reunida ao final da trilha.