No dia 21 de Março, como última atividade do SudestePET ocorrida na USP São Carlos dentre os dias 19 á 21 de Março, foi realizada a Assembleia, para discutir assuntos referentes às propostas que seriam aprovadas para serem apresentadas ao CENAPET.
Inicialmente foram expostos os textos elaborados pelos assessores e ministrantes das oficinas, com sugestões, propostas e conclusões acerca dos assuntos discutidos. O PET BCI junto com o PET de Ciências Sociais da UNESP de Araraquara falou um pouco sobre a oficina que ministraram, intitulada “Passado, Presente e Futuro do PET”.
Em seguida houve a votação das propostas pelos petianos e tutores presentes na Assembléia, e para melhor organizar essa atividade, foi definido que só seriam votadas as questões configuradas como propostas, e o que era considerado como Sugestão; Recomendação ou Conclusão, os participantes poderiam ou não votar como proposta. A maioria das questões que não eram consideradas Propostas receberam voto negativo.
Dentre as propostas aprovadas pelos participantes, estava a de que o Portal PET recebesse uma reformulação, para que seja de mais fácil acesso e tenha seu uso otimizado. Propuseram que enquanto o Portal PET não é atualizado, a comunicação entre os PETs de todo o Brasil fosse feita via Facebook ou outra rede social similar. A necessidade e importância do Portal foi um assunto demoradamente discutido, com a contribuição dos alunos e docentes envolvidos.
Outra proposta que recebeu um destaque também, foi a de ebviar ao MEC uma carta pedindo a abertura de novos editais para que novos grupos PETs sejam criados nas universidades brasileiras, tendo em vista a importância e contribuição do PET para a academia e sociedade. Nesse sentido, foi discutido ainda aspectos referentes à bolsa e custeio, em que propuseram que se altere o prazo para o uso da verba de custeio para um ano, a partir da data de depósito.
Na Assembléia todos tiveram direito a fala e foi respeitada a opinião de cada um, gerando uma discussão saudável e equilibrada acerca de questões pertinentes ao Programa. Foi separada por oficinas, em que cada representante esclareceu suas propostas, sugestões, recomendações e conclusões.
Ao final da Assembléia foram definidos por votos da maioria os alunos que representantes no CENAPET. Os alunos do PET de Estatística da UFSCar leram a Carta do MobilizaPET, que foi aprovada pelos petianos e tutores e pediram para que os alunos coletassem assinaturas para um Abaixo Assinado, solicitando a devida manutenção do Programa de Educação Tutorial – PET.
Por: Fernanda P. M. Nogueira.