Pincoteca do Estado de São Paulo.
O grupo PET de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar , no dia 30 de Agosto visitou a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em comemoração aos 5 anos do PET BCI UFSCar. Um dos mais importantes museus de arte do Brasil e o mais antigo de São Paulo, a Pinacoteca de São Paulo possui um acervo variado de esculturas, pinturas, fotografias, entre outros. O grupo conseguiu aproveitar bastante a variedade artística da Pinacoteca, conhecendo e valorizando todas as expressões artísticas e exposições visitadas, podendo-se destacar algumas delas:
A exposição sobre o projeto colaborativo de Antoni Abad, em que pessoas de diferentes grupos sociais marginalizados compartilharam por meio de áudio, foto, vídeo e textos suas vivências, ideias e opiniões.
Mulheres artistas: as pioneiras (1880-1930) é uma exposição composta de obras de diversas pintoras e escultoras e visa mostrar a inserção da mulher no sistema acadêmico brasileiro e sua formação que permitiu que se afirmassem como artistas profissionais.
A mostra intitulada A viagem das Carrancas que consiste na reunião de fotos e esculturas que mostram as figuras entalhadas nas proas dos barcos, carrancas que são, ainda hoje, encontradas nos barcos do Rio São Francisco.
Traduções da natureza: bancos ameríndios e desenhos naturalistas consiste em uma reunião de bancos elaborados pelo povo indígena do Xingu e da Amazônia, além de desenhos do naturalista português Alexandre Ferreira que realizou uma expedição de 10 anos à Amazônia.
A Retrospectiva do artista italiano Marino Marini, personalidade importante da arte moderna italiana, composta de 68 peças que incluem pintura, escultura e desenhos do artista.
Foi muito interessante e bacana essa viagem à São Paulo e a visita a Pinacoteca pois o grupo pode se conhecer melhor e aproveitar o conteúdo artístico que ela proporciona. Os petianos juntamente com a tutora Luciana Gracioso saíram de manhã da UFSCar e retornaram somente no período da noite, pois além de visitar a Pinacoteca, também visitaram o Museu da Língua Portuguesa e a Biblioteca Pública de São Paulo.
Visita à PInacoteca.
Por: Fernanda P.M. Nogueira.