Para conhecer o perfil dos alunos EGRESSOS do curso de BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, o grupo PET BCI desenvolveu uma pesquisa com o intuito de identificar em que medida os profissionais formados deste curso foram absorvidos pelo mercado, como também quais ingressaram no cenário acadêmico.
Para assim ilustrar algumas questões que envolvem as multidisciplinares áreas de atuação que o profissional pode atuar e representar com números, foram analisados os egressos do curso desde 1997 (quando a primeira turma se formou) a 2014, ano que o estudo teve seu início.
De caráter exploratório, a pesquisa bibliográfica e documental teve como princípio de coleta de dados a NETNOGRAFIA, que consiste no uso de recursos online, como redes sociais, para identificação de amostra e coleta de dados.
Quatro plataformas virtuais foram selecionadas para observação sobre atuação dos egressos: a Plataforma Lattes, o LinKedin, o Facebook e o Google. E juntamente com o roteiro de observação online desenvolvido para prever campos para a coleta de dados (ano de formação; último registro de trabalho/vínculo acadêmico e ano do último vínculo registrado) a pesquisa pode ser feita sem estabelecer contato com nenhum egresso, tendo todos os dados coletados vindos de informações públicas. A coleta de dados durou cerca de 6 meses e foi desenvolvida por 12 pesquisadores integrantes do PET BCI, sendo que cada pesquisador levantou as informações acerca de 60 egressos.
Foram identificados 572 egressos do curso, destes, 384 (67,13%) possuem algum tipo de vínculo profissional e/ou acadêmico.
Sendo que, 40 (10,4%) dos egressos que possuem vínculo seguiram a CARREIRA ACADÊMICA.
E 168 (43,75%) atuam como BIBLIOTECÁRIOS.
Não foi possível localizar informações correspondente a 71 (18,4%) dos egressos.