O grupo PET BCI além de participar de todos os momentos do evento, também foi responsável por ministrar uma oficina em parceria com o PET Ciências Sociais da UNESP, campus Araraquara – SP.
O tema proposto da oficina esteve de acordo com a temática e abordagem das pesquisas desenvolvidas por ambos os grupos PET, sendo ele: Passado, Presente e Futuro do PET, ministrado em dois dias no evento.
No segundo dia, (domingo 20/03) nos Grupos de Trabalho (GTs) iniciaram-se as atividades às 14h30min com duração até as 18h00min. Para este dia tivemos uma breve apresentação em sala sobre a Metodologia Dragon Dreaming que tem por definição ser: “um sistema integrado e um método completo para a realização de projetos criativos, colaborativos e sustentáveis¹” posteriormente utilizou-se a área externa do edifício onde se propôs o trabalho em equipes, para tanto foram criados diversos grupos de no máximo cinco participantes cada. Cada participante seguindo a metodologia recebeu material para escrever o seu sonho referente ao Programa de Educação Tutorial (PET), estes sonhos seriam compartilhados nos grupos menores em que os participantes fossem alocados; destes sonhos individuais os grupos passariam a pensar num sonho com abrangência “macro” no intuito de estabelecer um sonho comum.
Após a etapa do “pensar coletivo” tivemos um momento de compartilhamento oral dos resultados pelos grupos na sala de oficina, proporcionando a todos os indivíduos presentes conhecer as ideias, percepções, estratégias, crenças e sonhos relacionados ao Passado, Presente e Futuro do PET na sociedade.
Com esta atividade foi possível coletar e sistematizar percepções e indicadores para configurar agenda de pesquisa e intervenção dos Grupos PET relacionados a formação de memória coletiva dos grupos e também de prospecção de atuação no mercado profissional ou de pesquisa, os assuntos condensados foram levados até a Assembleia Geral no último dia do evento. A oficina: Passado, Presente e Futuro do PET concretizou-se como oportunidade única de diálogo, troca de experiências e informações entre petianos sobre o programa e suas distintas realidades.
Por: André Luís Felipin.