No dia 30 de Agosto o grupo PET de Biblioteconomia e Ciência da Informação, para comemorar o aniversário de 5 anos do grupo foi até a cidade de São Paulo visitar o Museu da Língua Portuguesa. Localizado na Estação da Luz, o edifício é um patrimônio histórico do Século XIX e esse museu se dedica com suas exposições bem elaboradas e realizadas, valorizar e difundir o nosso idioma, pois reconhece o Português como nosso patrimônio imaterial, utilizando de artifícios tecnológicos e interativos para a apresentação de seu conteúdo.
O grupo visitou todos os três andares do museu em que o primeiro andar é destinado à exposições temporárias e dispõe de uma sala de aula que comporta 50 pessoas. O segundo andar contém áreas muito interessantes e divertidas, abrigando uma variedade de exposições e atrações:
Grande galeria: tela em que é projetado filmes relacionados à Língua Portuguesa;
Palavras Cruzadas: consiste em totens dedicados a mostrar as influências das Línguas e dos povos que contribuíram na formação do Português falado no Brasil;
Linha do tempo: é uma linha com recursos interativos que apresenta a história da Língua Portuguesa;
Beco das palavras: configura-se como uma sala com jogo etimológico interativo, em que o visitante pode se aventurar, brincando com a criação de palavras;
História da Estação da Luz: são painéis que apresentam a história do edifício sede da Estação da Luz, inclusive os trabalhos de restauro feitos antes da criação do museu;
Mapa dos Falares: é um mapa do Brasil em que o visitante pode escolher um lugar do Brasil e ver e ouvir depoimentos de pessoas que moram lá, podendo assim, verificar as diversas formas de se falar do Brasileiro.
O piso três é destinado a um auditório que mostra um filme sobre as origens da Língua Portuguesa falada no Brasil, narrado pela voz de Fernanda Montenegro, e ainda existe a Praça da Língua, que é uma espécie de “planetário da Língua”, com imagens projetadas no teto e nas laterais da sala e com áudio também relacionadas a Língua Portuguesa no Brasil. O mais divertido e interessante nesse “planetário da Língua”, foi a apresentação de poemas e textos dos principais poetas e escritores brasileiros.
O elevadores, curiosamente, também são espaços expositivos, onde os visitantes podem ouvir mantras enquanto tem uma visão total da “Árvore das palavras”, que mede 16m e possui palavras de idiomas que contribuíram para a formação do Português e do Português falado aqui no Brasil.
Infelizmente, logo depois da visita do grupo PET BCI UFSCar um incêndio atingiu o Museu da Língua Portuguesa obrigando-o a fechar para reforma em dezembro de 2015. No entanto, as atividades culturais do museu não pararam, ele fará exposições itinerantes do seu acervo no estado de São Paulo em 2016, começando dia 4 de março em Araraquara e passando por outras cidades.
Por: Fernanda P.M. Nogueira.