Entre os dias 20 à 23 de Abril de 2017, aconteceu, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o IV Encontro Regional de Estudantes de Biblioteconomia e Documentação do Sudeste, Centro-Oeste e Sul (EREBD SE|CO|SUL). Alunos de Biblioteconomia das universidades UFSCar, UFMG, UFF, UFRJ, UNIRIO, UFG, FURG, UnB e da própria UFRGS passaram 4 dias alojados no prédio da FABICO em Porto Alegre para discutir assuntos pertinentes e relevantes para a Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação, tanto no âmbito acadêmico quanto no profissional. Além de palestras e fóruns organizados pela comissão científica, os presentes puderam se deliciar com passeios e visitas técnicas organizadas pela comissão cultural do evento e apresentar seus respectivos trabalhos em GTs. Alunos de Biblioteconomia da UFSCar, incluindo 4 petianos, estiveram presentes no evento como ouvintes e apresentando trabalhos.
Antes do início oficial do evento, houve uma visita-bônus na Biblioteca da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) para os participantes que chegaram de viagem antes da programação oficial. E os petianos Nathalia Cardoso, Ciro Zanini e Rafael Pim participaram desta visita. Pudemos ver como a universidade é um exemplo de que a biblioteca e a tecnologia andam de mãos dadas e geram sucesso. Com uma estrutura moderna, a biblioteca dispõe de áreas do acervo e de leitura, Espaço Cultural, espaço de pesquisa e produção, salas de estudo, de vídeo, de treinamento e para pessoas com deficiência visual, sendo diversos deles abertos a qualquer pessoa da comunidade.
Dando um destaque em especial ao início do evento, a mesa de abertura abordou o tema “O profissional da informação: quem somos, de onde viemos, para onde vamos” e contou com a palavra de Ana Virgínia Pinheiro, professora doutora em biblioteconomia na UNIRIO, via conferência e com a palavra de Magali Lippert da Silva, professora doutora do IFRS campus Porto Alegre. Ambas explicitaram de formas convergentes a necessidade de transcendência do bibliotecário nesta profissão, para que ela continue existindo e de forma a nos garantir o espaço de influência que nos foi garantido. A professora Ana Virgínia defendeu a profissão e a adição de disciplinas que retomem a biblioteconomia clássica aplicada aos dias de hoje, principalmente em âmbito político, como é o caso da conservação de documentos. Já a professora Magali expôs a necessidade do bibliotecário de buscar excelência além da universidade, em outras áreas que não a biblioteconomia, para que se complemente e se torne erudito voltando às origens da biblioteconomia mas aplicando-a a diversas situações atuais.
Fotos retiradas do grupo do evento “EREBD 2017 – UFRGS”
Apresentação do Pôster: GRUPO CONTÁGIO: o papel do bibliotecário no incentivo à leitura.
Foi apresentado pelos petianos Luiza Veltrone e Rafael Pim Baptista, na modalidade resumo expandido apresentado por pôster. O resumo contém os relatos sobre a criação do Grupo Contágio, as atividades e oficinas realizadas, as avaliações analisadas pelo grupo PET como um todo e a importância da capacitação do estudante de biblioteconomia na contação de histórias para que o futuro bibliotecário possa influenciar futuros leitores e possivelmente reacender a paixão pela leitura em pessoas mais velhas. A apresentação levantou entusiasmo e interesse no projeto por parte dos avaliadores, especialmente por se tratar da fonte, o grupo PET, que na visão dos mesmos é um grupo formado principalmente em cursos de ciências exatas e biológicas. O trabalho, depois de devidamente avaliado, levantou discussões entre ouvintes, avaliadores, organização de evento e apresentadores do trabalho sobre questões políticas e diversas acerca de suas universidades. Durante as discussões levantadas, a atual reitora da UFSCar, Wanda Aparecida Machado Hoffmann foi parabenizada por, vinculada a um departamento em recente ascenção (Departamento de Ciência da Informação) alcançar um posto alto independente da área de atuação.
Visita técnica à Biblioteca Comunitária do Chocolatão.
Os petianos Rafael Pim Baptista e Nathalia Cardoso Pereira acompanharam essa visita no Chocolatão, uma comunidade localizada na periferia de Porto Alegre que abriga aproximadamente 60 famílias, contém uma biblioteca comunitária sustentada pela ONG Cirandar e cuidada pela Rafaele, moradora da comunidade. Rafaele realiza diversas atividades de incentivo a leitura e contação de histórias com as crianças e jovens moradores ou não da comunidade. Tais relatos contados pela responsável da biblioteca, eram acompanhadas por histórias de moradores da comunidade, cujas vidas mudaram completamente depois que conheceram a biblioteca, emocionando a todos que participaram da visita e provando a importância do bibliotecário enquanto educador. A Biblioteca Comunitária do Chocolatão tem uma página no Facebook para acompanhar suas atividades!
Visita técnica à Fundação Iberê Camargo
Outra atração da Cultural foi a visita à Fundação Iberê Camargo. Participaram dessa atividade os petianos Ciro, Luiza, Nathalia e Rafael. A Fundação foi criada em 1995, com o objetivo de preservar e divulgar a obra deste artista local. Além de aproximar o público deste que é um dos grandes nomes da arte brasileira no século XX, procura incentivar a reflexão sobre a produção artística contemporânea. Os participantes tiveram uma explicação inicial do intuito da Fundação, das Obras de Iberê e um pouco de sua história antes de adentrarem à exposição em si. Desde seu surgimento, a Fundação visa preservar o Acervo, promover o estudo e a circulação da obra do artista, e estimular a interação do público com a arte, a cultura e a educação, a partir de programas interdisciplinares. A cada ano, são organizadas exposições, seminários, encontros com artistas e curadores, cursos e oficinas sobre a obra de Iberê Camargo e sobre questões ligadas à arte contemporânea, a fim de promover uma reflexão sistemática sobre o fazer artístico.
BiblioRota Cultural
A Comissão Organizadora do EREBD também levou os participantes do evento para um passeio guiado pelo Centro Histórico de Porto Alegre, participaram desse evento os petianos Ciro, Nathalia e Rafael, nele nos foi apresentado um pouco da história e da cultura da cidade, conforme passavamos pelos monumentos e prédios históricos, também conhecendo pontos turísticos da cidade, como a tradicional feira de artesanato da Praça da Redenção, Parque Farroupilha, Casa de Cultura Mário Quintana, Arquivo Público, Capitólio, entre outros pontos importantes da cidade, terminando o passeio com uma visita à Biblioteca Pública do Estado do Rio Grande do Sul, cujo prédio está passando por um processo de restauração e seu histórico ajuda a contar a história da cidade e da sociedade porto-alegrense. A bibliotecária responsável, Morgana, guiou a visita, contando histórias sobre a construção da biblioteca e o processo de restauração do prédio, com mais de um século de existência.
Parque da Redenção. Fotos por Pri Macedo
Depois de quatro dias de evento podemos afirmar que o EREBD SE|CO|SUL 2017 foi de crescimento não apenas pessoal dos integrantes participantes do grupo, mas também de crescimento acadêmico, graças às palestras e contato com pesquisas de colegas de curso de outras universidades. Os integrantes presentes do grupo PET agradecem aos organizadores Bianka Maduell, Ângelo Goulart Reginatto, Cristina França, Bianca Adami e aos monitores do evento por terem se dedicado imensamente para nos proporcionar um evento tão repleto de atividades, informação, conhecimento e novos contatos. Aguardamos ansiosamente o próximo EREBD SE|CO|SUL, a ser realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 2018.