Entre os dias 17 e 19 de março de 2017, ocorreu em Vitória–ES, o XII SudestePET com o tema – Políticas e Educação: Influências no programa de educação tutorial, evento organizado pelos PETs da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) que reuniu tutores e petianos dos mais variados grupos PET da região sudeste do Brasil. Foram 3 dias de muito aprendizado e integração!
O PET BCI, esteve presente juntamente com outros grupos PET da UFSCar.
Oficialmente o evento teve início no dia 17 de março às 09 horas da manhã no Teatro da Universidade Federal do Espírito Santo com a Cerimônia de Abertura do XII SudestePET 2017.
A mesa foi composta pela Pró-Reitora de Graduação, Profª Drª Zenólia Christina Campos Figueiredo, pelo Presidente da Comissão Executiva Nacional do PET – CENAPET, Profº Dr. Mario Lima Brasil, pela Profª Drª Silvia Neves Salazar do Departamento de Serviço Social da UFES e pelas discentes: Samara Henrique Maschetti, Diretora de Comunicação da CENAPET e Camila Maria Grijó de Almeida do PET Conexões: PET Educação da UFES.
Sudeste PET 2017.
Cada membro da mesa trouxe uma fala e contribuição para todos os presentes e marcaram portanto, o início do evento e seus trabalhos. Abaixo algumas observações e destaques destas falas:
PET – Um Programa Inovador (Profº Dr. Mario Lima Brasil).
Neste contexto o professor apresentou um resgate histórico do programa, tendo como objetivo conhecer a história do programa:
Em 1979 o nome designado inicialmente pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES foi: Programa Especial de Treinamento.
Em 1987 a aprovação do documento “Orientações Básicas do PET”.
Em 1992 ocorreu a tentativa de acabar com o Programa (dentre inúmeras outras tentativas), frente a isso surgiu o I ENAPET (Encontro Nacional dos Grupos PET) no ano de 1996.
Aprovação da lei 11.180 e da Portaria MEC 3.385, instituindo e regulamentando o Programa de Educação Tutorial.
Editais para expansão do Programa (anos: 2006, 2007, 2009, 2010, 2012), note-se que nos últimos anos não houveram editais para criação de novos grupos no Programa.
Dados de 2015 mostram um total de 842 grupos distribuídos em 121 Instituições de Ensino Superior (IES).
A prática atual PET: Ensino + Pesquisa + Extensão.
CENAPET – auxilia eventos regionais e eventos nacionais
Algumas reflexões: Desafios do PET
Entender o que é o PET;
Compreender o porquê desse modelo PET;
Aprofundar cada conceito integrante do PET: educação, tutoria, formação integrada, interdisciplinaridade, coletividade, cidadania, criatividade, diversidade, etc;
Aprender as possibilidades de praticar PET;
Avançar para o “novo” e “complementar”;
Desenvolver e praticar o “como fazer PET”;
Socializar o “fazer PET” respeitando a diversidade de “fazeres”;
Melhorar a gestão, descentralizar a avaliação, valorizar o programa.
Política e Educação: Influências no PET (Profª Drª Zenólia Christina Campos Figueiredo)
Pontos de reflexão
A professora apresentou o tema que envolve política, educação e Programa PET, abaixo são descritos alguns tópicos:
O Programa com 38 anos de existência não influenciaria a política?
Quais são as responsabilidades dos grupos PET das Instituições Federais com a comunidade ao entorno?
Formação acadêmica ampla que o Programa preconiza que envolva pesquisa, ensino, extensão. Acontecem fora da sala de aula, para além do projeto pedagógico de cada curso?
Nós petianos, via trabalhos desenvolvidos, o que contribuímos para a cidadania?
Participação efetiva nas políticas. Visão estreita de política é apontar somente o estado, políticos e governadores.
Políticas de Educação (Profª Drª Silvia Neves Salazar)
Abaixo são retratados alguns tópicos da fala da professora:
Anos 90 – sucateamento da educação pública superior da universidade pública;
Produção superficial, maior investimento na pós-graduação em detrimento da graduação;
Contra reforma. Privatizações
Parceria Público X Privado
Pesquisa e extensão pra quem? As empresas querem investir pensando na população, trabalhador ou para o acúmulo de bens, do capital?
Formação ampliada → socialização do saber
Dimensão do trabalho e educação → para a população, trabalhador e comunidade no entorno.
Quais são os desafios do grupo PET?
Rotatividade de estudantes e tutores (que podem ficar no máximo por 6 anos); demanda de trabalho, atraso das bolsas, apreensão cotidiana do tripé; lutar contra o sucateamento do ensino superior, fortalecimento das experiências coletivas; formação estritamente tecnicista, ou seja, no fazer; agenda de lutas frente aos desafios do atual contexto político e econômico; formação humana.
Ao final a Profª Silvia recitou uma poesia de autoria de Mauro Iasi: Dissidência ou a arte de dissidiar
A estudante Samara Henrique Maschetti, apresentou um histórico sobre a CENAPET e sua configuração atual.
“Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina” (Cora Coralina)
A estudante Camila Maria Grijó de Almeida falou a respeito do Mobiliza PET. Reiterou a importância de fazer-se presente, “somos políticos”. Destacou a Importância do Programa em todas as esferas de formação humana, pensar no coletivo, união e reivindicações, “Diálogos construtivos” disse Camila.
Também foi apresentado informações sobre o ENAPET 2017 em Brasília pela equipe organizadora.
Ao final da abertura, tivemos a honra que assistir a apresentação da Bateria da Novo Império, escola de samba tradicional no Carnaval de Vitória, ES.
Sudeste PET 2017.
Também no dia 17, aconteceu os GDTs (Grupos de Trabalho) e os participantes do evento foram divididos em cada GDT para discutir diversos temas e pontuar propostas que seriam levadas à votação na assembléia geral no último dia de evento.
O PET BCI estava presente no GDT “Intervenção dos grupos PET na graduação” e a pauta discutida foi:
Socialização e experiências do PET com a graduação
Importância do PET para a graduação
Análise da demanda de cada curso para a graduação
Condições do grupo PET (conteúdo não contemplado no currículo)
Relação grupos conexistas
Sudeste PET 2017.
A partir da pauta foram discutidas as experiências dos grupos presentes, suas ações, atividades, como atuam, como funcionam e de que forma agregam à graduação; sem se esquecer da comunidade local como um todo, mirando sempre o tripé: ensino, pesquisa e extensão.
No dia 18/03 (sábado), seguindo a programação, houve um espaço para a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos grupos PETs.
Ao todo, o XII Sudeste PET teve 105 trabalhos submetidos nas diversas áreas do conhecimento e dentre esses, o PET BCI apresentou as seguintes pesquisas: “A importância do Programa de Educação Tutorial durante a graduação: uma análise do currículo dos alunos de Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos” e “Biblioteca à distância: proposta de interface a partir da Plataforma Moodle”.
O primeiro trabalho foi apresentado pela petiana Thais Ariane e desenvolvido por uma das frentes de pesquisa do PET BCI, buscando validar a relevância do PET no engajamento de um aluno petiano em comparação ao de um aluno não-petiano do curso de BCI, confrontando para isso o conteúdo de seus Currículos Lattes. O segundo trabalho versou sobre o desenvolvimento de uma biblioteca digital experimental voltada para o curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal de São Carlos e foi apresentado pelo petiano André Luís Felipin.
Petiano André Felipin. Sudeste PET 2017.
Petiana Thaís Ariane. Sudeste PET 2017.
Já no dia 18, no período da tarde, foram realizadas as oficinas com temas e didáticas diversas. A petiana Nathalia Cardoso participou da ‘Oficina de Mosaico’, onde puderam trabalhar com recortes, cores e imagens para passar uma mensagem ou, simplesmente, para relaxar.
No dia 19, último dia do evento, pela manhã, houve a assembléia final onde foram deliberados todos os tópicos votados nos GDTs do dia 17 que serão apresentados ao CENAPET. A assembléia durou cerca de 3 horas e contou com a participação e votação dos petianos e tutores presentes.
Também foi decidido o local do próximo evento do Sudeste PET 2018, que será na UNESP – JABOTICABAL/SP.
O PET BCI agradece toda a hospitalidade e cordialidade recebidas pelos organizadores do evento, e parabeniza-os pelo empenho e incrível organização em todas as atividades e necessidades que apresentamos durante nossa estadia, foi uma experiência deliciosa que guardaremos com carinho na memória!