No dia 09/05/2017, o grupo PET BCI juntamente com alguns alunos da graduação de Biblioteconomia e Ciência da Informação da UFSCar, fizeram uma visitação técnica na antiga Fazenda do Conde do Pinhal. Os alunos puderam ver a restauração que foi executada no antigo casarão e, com isso, fizeram uma verdadeira viagem nos tempos de antes da fundação da cidade de São Carlos.
A visitação começou com a recepção dos instrutores comentando um pouco sobre o que era a fazenda, depois nos levaram ao lugar onde ocorria a gestão e atendimento da fazenda.
Nos mostraram a sala onde ficam armazenados os documentos e livros, pertencentes ao Conde e sua família, que são restaurados, e, a forma como são organizados em um quarto climatizado, com luz clara e limpo, manuseando o acervo com luvas.
Mostraram uma maquete onde demonstra como era a fazenda antigamente, antes das reformas, inspirada em um quadro localizado dentro da casa grande pintado por Benedito Calixto. No mesmo momento, relataram sobre sua homenagem feita para a mulher, expondo fotos e frases das mulheres que trabalham no local e algumas coisas da Condessa.
Nos dividiram em três grupos e começaram a mostrar onde eram secados os cafés colhidos na fazenda, contando os métodos utilizados de lavagem, seleção e secagem dos grãos. Fizeram um jogo sensório com cada grupo, onde tínhamos acesso em tocar e cheirar as etapas do café.
Nos apresentaram onde os homens daquela casa, antigamente, tomavam banho, havendo uma casa de banho. No mesmo espaço encontrava-se um espaço com vegetação com bancos. Havia um pequeno altar dentro da casa onde a família podia rezar, junto com a imagem original de São Carlos, cujo deu o nome da cidade de São Carlos.
A visitação dentro da casa começou com a alcova, onde tropeiros poderiam passar a noite. Depois passou para salas onde a família passava seu cotidiano, sempre muito bem decorados com quadros, cadeiras de madeira e fotografias da família com o passar do tempo.
Conhecemos o jardim onde a Condessa pediu para construir, com espelho d’água.
Contaram sobre os feitos do Conde e suas nomeações da Guerra do Panamá.
Mostram o quarto da Condessa, onde havia uma réplica de umas das suas vestimentas após enviuvar.
Depois voltamos para a parte externa da casa onde vimos a cozinha, o pomar e o restante do jardim. Com seguinte, fomos na “escadinha d’água” que a Condessa pediu para construir, constando que subir essa escada derramando água tem efeitos medicinais, constando que a Condessa faleceu com 104 anos.
No final da visita tivemos um café da tarde com café feito por eles mesmos da fazenda e quitutes.
Relato escrito por Marina Fontanelli
O PET BCI agradece a atenção e suporte dos monitores da Casa do Pinhal que, através desta visita técnica, nos proporcionou momentos de extrema imersão na história de São Carlos.