O quinto e penúltimo dia da ACIEPE – Prática alternativas – Contação de histórias abordou a Biblioterapia. Antes do início da palestra, tivemos um coffee com os participantes.
A Thais Ariane começou sua fala fazendo uma breve introdução sobre a Biblioterapia e realizando algumas citações bastante relevantes. Foi apresentado um história dessa prática desde a Idade Média até chegar ao Brasil, dando seguimento a palestrante falou sobre as diferenças da Leitura Simples e da Leitura Terapêutica, e os benefícios que a leitura terapêutica traz, e em seguida características sobre a Biblioterapia e Psicoterapia, e como ela pode ser aplicada e por quais profissionais, quais locais etc.
Após o término da apresentação a Thais mostrou alguns livros que serviram de indicação e inspiração pra ela, logo depois realizamos uma pequena atividade onde alguns alunos falaram sobre suas experiências com a leitura.
No Relato de Experiência tivemos a Kelly, participante do grupo Risolis, falando sobre sua experiência como Clown, como isso mexe com a pessoa que está representando seu clown como o paciente. Por coincidência uma das alunas era participante do grupo Risolis e se juntou á Kelly para falar sobre sua experiência e como é sensível esse tipo de atividade.
Após o almoço as atividades se concentraram nos alunos, onde cada grupo terminou de montar e ensaiar a sua contação para o último dia da atividade.