No dia 15 de Novembro de 2017, aconteceu na Universidade Federal de São Carlos o encontro de PETs da UFSCar (com participação de PETs da USP/CAASO São Carlos). A programação contou com a abertura às 8h; uma dinâmica de apresentação de cada grupo por meio da adivinhação de uma frase escolhida por cada PET que os representassem das 8h30 às 10h; pausa para o coffee e apresentação dos banners de cada grupo até 10h30; palestra e debate com o tema: “Política, economia e sociedade: o papel da sociedade e do PET na atual crise brasileira” das 10h30 até 12h30 e pausa para o almoço. Houve então a volta do almoço às 14h com os Encontro por Atividades (EA’s) até 16h. Coffee break até 16h30 e a apresentação das discussões de cada EA e o encerramento do evento se deu por volta das 17h30.
Os petianos presentes foram divididos e alocados em cada grupo de “Encontros por Atividades” que houvesse uma discussão relevante para nosso PET. E as participações foram:
A EA número 4 tratava-se da aproximação do PET com a graduação e a imagem do PET. Discutiu-se principalmente a falta de adesão de membros da graduação ao grupo PET. Muitos grupos relataram conseguir uma boa visibilidade com a divulgação de seus eventos, oficinas, visitas e suas diversas atividades, mas ainda assim conseguiam pouco engajamento de seus colegas graduandos, por falta de interesse ou rejeição ao grupo em algum aspecto. Conscientes disso, os participantes focaram a discussão em apresentar pontos que poderiam ajudar nesta questão. Alguns PET’s relataram ações que demonstraram sucesso, como por exemplo:
criar grupo de extensão que una os outros grupos e trabalhe seus marketings, como forma de centralização (um grupo que gerencie a divulgação do PET, Info Jr., etc).
um evento que una os calouros, membros da graduação e membros dos grupos de extensão para apresentação dos grupos de extensão e descontração.
divulgação do grupo com colegas de graduação, ressaltando as tarefas que o membro exerce, os acontecimentos de uma reunião ou de uma ação que o grupo desenvolve, etc. Enfim, inteirar os colegas de forma a criar interesse pelo grupo.
divulgação com memes (10 motivos, etc).
buscar trazer público externo com projetos como a feira ecosolidária.
buscar vincular materiais de disciplinas para projetos do PET, de modo que os professores possam liberar os alunos para participação do projeto (ex.: dar uma oficina de um software usado em uma disciplina).
participação de professores em projetos que tenham relação com suas pesquisas.
projetos que contem com a parceria da graduação (projetos do PET em que membros da graduação participem da produção).
A EA número 6 debatia a respeito de Projetos sociais e de inclusão, esta que, com auxílio de questões norteadoras, propiciaram a troca de experiências e de ideias inovadoras a respeito de projetos e atividades que promovem a inclusão social em cada PET e como é a adesão, divulgação e dificuldades dos mesmos, além das possíveis parcerias com entidades, ONGs, entre outras.
Durante a troca de experiência, ficou nítida a movimentação criativa realizada por diferentes PETs, como por exemplo, rodas de conversas e debates sobre diversos assuntos; ensinar a comunidade em praças e/ou outros lugares públicos coisas do cotidiano e de sustentabilidade, como por exemplo, reuso de garrafas pets para fins de criar objetos artesanais; coleta de óleo em pontos na comunidade com o objetivo de amenizar a poluição de rios e levar a um destino apropriado, este que é transformado em sabão caseiro; mesa de debate sobre um determinado livro escolhido no mês; realização de feirinha orgânica para comunidade interna e externa da UFSCar; conserto e manutenção de creches e escolas públicas e cine livro repleto de debates sobre um livro escolhido no mês.
Também foram levantadas diversas sugestões para otimizar as ações dos petianos internamente ou externamente a UFSCar, tais como, a criação de uma agenda compartilhada entre todos os pets para fins de junção de eventos semelhantes e cada mês um pet seria responsável por um evento. Para tanto, foi sugerido que realizasse um mapeamento e planejamento dos projetos desenvolvidos pelos petianos para fins de melhor atendimento das necessidades da comunidade.
O PET BCI agradece à Comissão Organizadora do INTERPETS 2017 por manter a base forte do PET UFSCAR e nos trazer um evento tão necessário e rico!