Que dia, meus amigos, que dia! Visitar quatro museus, em pleno sábado, num bate e volta em São Paulo? Desafio aceito! Essa galerinha aguentou firme e conseguimos viver experiências incríveis!
O Circuito Didático foi idealizado como forma de proporcionar uma experiência cultural aos alunos do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação. O destino escolhido foi São Paulo/SP, onde há infinitas possibilidades… Imaginem só nossa indecisão para decidir o roteiro! Por isso, realizamos uma consulta pública com os alunos para verificarmos quais os lugares de maior interesse.
Nosso circuito teve início com a visita ao MIS – Museu de Imagem e Som, onde vimos exposições interessantíssimas, como “Em curso”, de Márcia Beltrão, “Dentro do Corpo”, de Maria Luiza Mazzetto, “Tudo que não invento é falso”, de Virgílio Neto e “France eMotion”, que marca a parceria entre o MIS e a Aliança Francesa de São Paulo. Além disso, tivemos a oportunidade de conhecer a biblioteca! A bibliotecária responsável, Cristina, contou pra gente com muito entusiasmo tudo sobre o acervo e seu dia a dia no trabalho. O acervo do MIS possui mais de 200 mil itens, incluindo livros, fotografias, cartazes, filmes, vídeos, equipamentos, CDs, DVDs, documentos e muito mais!
Fachada do Museu de Imagem e Som (MIS). Fonte: Próprio autor (2019)
Bibliotecária Cristina falando sobre o acervo e sua rotina no trabalho. Fonte: Próprio autor (2019)
Em seguida visitamos o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura e Ecologia, que nos presenteou com exposições belíssimas! Dentre elas, não podemos deixar de citar a “Espécies Raras” de Tony Cragg, escultor britânico que utiliza diversos materiais para compor suas criações, como madeira, bronze, aço, pedra, alumínio e vidro.
Alunos observando exposição no MuBE. Fonte: Próprio autor (2019)
Alunos reunidos no MuBE. Fonte: Próprio autor (2019)
Seguindo viagem, chegou a vez da Exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um Gênio”, localizada no MIS Experience, e com certeza foi o ponto alto do passeio, onde pudemos conhecer sua vida, ver e interagir com réplicas de suas criações, descobrir os segredos de Mona Lisa… Nos sentimos como personagens do livro “Código Da Vinci”, de Dan Brown, tentando desvendar os mistérios da vida e das obras do maior gênio de todos os tempos!
Seção audiovisual da Exposição “Leonardo da Vinci: 500 anos de um Gênio”. Fonte: Próprio autor (2019)
Alunos reunidos em frente ao MIS Experience. Fonte: Próprio autor (2019)
Para finalizar com chave de ouro, conhecemos o MASP! Considerado o museu de arte mais importante do hemisfério sul, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand possui cerca 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário, abrangendo produções das mais diversas épocas e lugares. Sua incrível exposição fixa inclui obras de Van Gogh, Monet, Picasso, Di Cavalcanti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, entre outros renomados artistas que foram eternizados através de suas criações. Ter a oportunidade de ver todas essas obras de pertinho foi uma experiência única!
Exposição fixa do MASP. Fonte: Próprio autor (2019)
Alunos reunidos no MASP. Fonte: Próprio autor (2019)
Apesar do cansaço, foi um dia incrível. Ficamos muito felizes em conseguir proporcionar esse momento aos alunos de BCI. Em 2020 tem mais! 😉
Redigido por Jéssica Ramos
17 de Dezembro de 2019