Resgatando a prática de contação de história, o Programa Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação – PET BCI- realizou a contação do livro “A infância da Bruxa Onilda” de Enric Larreula na biblioteca pública de Ibaté. A atividade aconteceu no dia 31 de outubro de 2019 e foi direcionada aos alunos do Ensino Fundamental 1 das escolas Brasiliana e Antônio Deval da cidade de Ibaté no estado de São Paulo. Das histórias presentes no livro, o petiano José Everson escolheu a “Na escola” para estudar e contar às crianças. Além disso, foi feito uma atividade musical e leitura de alguns contos do livro “Sete histórias para sacudir o esqueleto” de Angela Lago.
Numa tarde muito animada, os petianos Brenda Santos, Fernanda Padovan e José Everson puderam conhecer o espaço da biblioteca, seu acervo, equipe, exposição sobre Halloween e, principalmente, interagir com diversas turmas que foram assistir a contação. Durante os dois momentos de contação, foram reunidas cerca de 140 crianças de duas escolas públicas. A bibliotecária Letícia, juntamente com sua equipe, receberam os grupos e seus professores, apresentando o espaço e, após isso, foi feita a apresentação sobre a infância da Bruxa Onilda. Por fim, o público conheceu o acervo de literatura infantojuvenil.
Petiano José Everson contando a história “Na escola” de Enric Larreula Fonte: Próprio autor (2019).
Petianos Brenda, Fernanda e José Everson com equipe da Biblioteca de Ibaté Fonte: Próprio autor (2019).
Petianos entregando pirulitos para as crianças. Fonte: Próprio autor (2019).
Nessa vivência foi possível praticar novamente a atividade de contação de história, que já foi anteriormente motivada pelo curso “Mediação de leitura e contação de histórias”, promovido pelo PET BCI e ministrado pelo Gabriel Anart, contador de histórias e estudante de Biblioteconomia na Universidade Federal do Rio de Janeiro, em outubro de 2019. Ainda, foi trabalhado aspectos como estudar a história, ser criativo, saber improvisar, trazer o público para o momento da contação, envolver as crianças para que elas também participem e com isso estejam atentas à história.
Contar história é um desafio e ao mesmo tempo uma ação muito importante, pois é também pela contação de histórias que a leitura é incentivada, que o mundo mágico dos livros é apresentado ou motivado para pequenos leitores, e com isso, contribui para a formação leitora das crianças. Portanto, é um trabalho contínuo.
Redigido por José Everson Ferraz