No último sábado de setembro o PET BCI promoveu na Biblioteca Infantil da UFSCar o “Curso de Mediação de Leitura e Contação de Histórias”, ministrado pelo Gabriel Anart, graduando em biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mediador de leitura e contador de histórias, que se dispôs a vir dividir esse conhecimento conosco!
Dentre os tópicos abordados estavam: mediação de leitura e contação de histórias; como selecionar literatura infanto juvenil; práticas leitoras; poesia, metáfora e literatura infanto juvenil, e atividades práticas.
No primeiro momento fomos apresentados a definições de leitura de acordo com algumas referências da área, para entender também sua importância e como ela está presente em diversos contextos, e assim, compreender o processo de mediação de leitura, um processo que não trata apenas da criação de pontes entre livros e leitores, mas de uma forma prazerosa para conectar, transmitir conhecimento, trabalhar sentimentos e estimular a leitura, que deve acontecer de forma contínua, para ser efetiva e contribuir com a formação leitora e cidadã. Assim, vimos como a contação de histórias, uma atividade diretamente relacionada ao desenvolvimento da comunicação e da oralidade que acontece desde os primórdios da humanidade, se insere nesse processo.
Logo em sequência, o Gabriel apresentou diversos materiais que são úteis para conhecer mais sobre essas temáticas, enquanto compartilhava algumas formas de selecionar os livros para realizar mediações de leitura e contações de histórias, ressaltando sempre a importância de se conhecer o público, a faixa etária e seu contexto sociocultural, para o planejamento de atividade adequadas. Durante suas explicações, nosso convidado realizava pequenas contações para ir demonstrando e inspirando todos que estavam participando, uma delas foi “Chapeuzinho Amarelo” história de Chico Buarque.
Brenda, Raniel, Gabriel Anart, José Everson, Barbara e Jéssica Fonte: Próprio autor (2019).
A segunda parte do curso foi destinada ás atividades práticas, onde começamos com dinâmicas para exercitar e explorar o lado contador de histórias, até realizarmos uma contação de histórias em grupos!
A partir de um tema, os participantes deveriam construir uma história juntos, continuando de onde a última pessoa parou. A história foi gravada pelo Gabriel para depois ser ouvida.
Nossa manhã foi extremamente agradável, proporcionando também a troca de conhecimentos e experiências, pois contamos com a participação de alunos de graduação e pós-graduação de diversos cursos da UFSCar, docentes e profissionais da área! Por fim, o PET BCI agradece o Gabriel e a todos que participaram desse curso!
Participantes do curso! Fonte: Próprio autor (2019).
Redigido por Brenda Santos.
18/10/2019