O PET BCI, em parceria com a Coordenação do Curso, convidou a Dra. Renata Castanha para ministrar a palestra Da Ciência da Informação à Ciência de Dados: uma trajetória acadêmico-profissional” onde ela nos contou um pouco da sua trajetória e o trabalho como cientista de dados responsável pela área de finanças da cervejaria Ambev. A palestra aconteceu no auditório do prédio da filosofia às 19:00 do dia 25 de outubro e o auditório ficou lotado!
Participantes da palestra. Foto: Petiana Jéssica Ramos.
Renata cursou Matemática na UNESP, e fez seu mestrado em Ciência da Informação. Em 2018 foi convidada via LinkedIn para atuar como cientista de dados na Ambev, que é hoje líder global do mercado de cerveja.
Palestrante Dra. Renata Castanha Foto: Petiana Monike Camila.
Quando falamos em Big Data, é justamente sobre enormes volumes de informação, como a quantidade de dados produzida por minuto por gigantes como Google, Facebook e YouTube, por exemplo, e que possuem quatro características principais: volume de dados, veracidade de geração desses dados, variedade de conteúdo, veracidade, entre outras características. Estima-se que 90% dos dados existentes hoje foram criados nos últimos 20 anos, e esse volume dobra a cada ano!
A Ciência de Dados extrai informações de grandes volumes de dados por análises estatísticas com a finalidade também de filtrar, dividir e plotar os dados. Esses dados podem ser gerados, como em redes sociais, IoT (Internet of Things, ou Internet das Coisas), sistemas, metadados…
A Ciência de Dados é multidisciplinar, e utiliza métodos, processos, e algoritmos para extrair conhecimento e insights de dados, além de envolver diversas áreas, como armazenagem, extração e análise de dados, matemática, estatística, design, programação, negócios e pesquisa.
As aplicações destas informações podem ser variadas, como a personalização e recomendação de produtos em redes sociais, finanças, saúde, e segurança, por exemplo.
Bibliotecários não precisam ser especialistas em estatísticas avançadas ou programação de computadores para dar suporte à ciência de dados, por serem profissionais capacitados na análise, recuperação e armazenamento de dados em geral, além do controle e avaliação da qualidade dos dados e atribuição de metadados no contexto dos documentos.
Petianos com a palestrante Renata. Foto: PET BCI.
A palestrante Renata disponibilizou os slides que apresentou na palestra. Para realizar o download, clique aqui.
Redigido por Monike Camila
19 de novembro de 2019