Você já ouviu falar em Marketing Digital? Sabe a relação desse assunto com o universo da Biblioteconomia e da Ciência da Informação? Não?! Pensando em responder essas questões o PET BCI, em parceria com a Flyon Marketing Digital promoveu na última quarta-feira (18/09/2019) uma palestra aberta para falar desse tema.
A palestra foi proferida pelo Augusto Andrade, um dos diretores da empresa. Dentre os tópicos abordados Augusto nos apresentou mais sobre o universo do Marketing Digital, desde as principais definições e conceitos até exemplos práticos! Afinal, podemos dizer que o Marketing Digital engloba uma série de estratégias e técnicas, para divulgação de marcas e produtos, para aumentar as vendas e fidelizar o cliente, tudo isso dentro do contexto da Internet.
O Marketing de Conteúdo, foi outro tópico explorado por nosso convidado, e é aquele responsável pela criação de conteúdos relevantes que tenham valor, a fim de atrair o público, fazendo com que ele encontre na sua marca ou no seu serviço aquilo que procura.
O que muita gente ainda não sabe, é que devido Marketing estar diretamente relacionado ao uso e presente nas mídias sociais, as empresas que atuam nessa área utilizam e processam um grande volume de dados, isso mesmo o Big Data, um dos objetos de estudo da Ciência da Informação tem tudo a ver com o Marketing Digital! Com o auxílio de softwares, esses dados são analisados para encontrar o perfil do público alvo e conectá-los aos conteúdos de seu interesse.
Ao final do evento, vimos o quanto se faz necessário levar essa temática, que está em alta aos graduandos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, para ampliar os horizontes e mostrar as possibilidade de atuação e pesquisa em espaços até então pouco convencionais, e ainda e mostrar como conceitos da nossa área dialogam com muitas outras!
Petianos, palestrantes e alunos. Fonte: PET BCI (2019).
Palestrante e a sala cheia de participantes. Fonte: PET BCI (2019).
Redigido por Brenda Santos.
24/09/2019