No dia 15 de maio de 2019, os alunos e professores do campus São Carlos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade de São Paulo (USP) e do Instituto Federal São Paulo (IFSP), se juntaram em protesto contra os cortes na educação promovido pelo atual governo, participando de uma manifestação que se concentrou na praça Coronel Salles e na praça do Mercado Municipal. Neste ato, os grupos de Programa Educação Tutorial (PET) da UFSCar, junto aos Centros Acadêmicos, Diretórios Educacionais e demais movimentos estudantis, se organizaram para divulgar suas atividades de pesquisa, ensino e extensão na graduação e os benefícios para a população.
Buscou-se compartilhar e evidenciar que as universidades realizam trabalhos que contribuem para o desenvolvimento científico e tecnológico, ao mesmo tempo em que o protesto elucidava a comoção dos alunos e professores com relação aos cortes, quanto aos orçamentos das universidades e investimentos em bolsas de estudos. Assim, os PETs, através da iniciativa do PET Usina Reflexão, se mobilizaram para expor seus trabalhos e divulgar o programa à sociedade.
A partir das 11 até as 18 horas, os PETs compartilharam seus trabalhos, como também sua missão e impacto, tanto na graduação quanto na comunidade externa, em uma tenda montada na praça Coronel Salles. O PET BCI expôs o banner com o título “A contação de histórias por meio digital: Ferramenta de auxílio ao contador”, pesquisa iniciada a partir de uma atividade – Atividade Curricular de Ensino, Pesquisa e extensão- ofertada pelo grupo sobre formação de contadores de histórias, trabalho apresentado originalmente na última edição do SudestePET. Além do banner, também houve conversas com as pessoas e entrega do folheto sobre Fake News, elaborado pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia, em parceria com alunos do curso.
O ato possibilitou compartilhar o objetivo do PET e sua necessidade na formação acadêmica e nas atividades extensionistas, fazendo com que as pessoas tenham maior conhecimento sobre o programa e curso; compreender a necessidade de mais ações para divulgar trabalhos fora da universidade, mais próximo da comunidade; trabalho em conjunto com objetivo de fortalecer a luta pela educação, conectando diferentes áreas do conhecimento, alunos, professores, profissionais e sociedade, grupos de movimentos estudantis.
PET BCI nas manifestações do dia 15 de maio (2019).
Grupo PET UFSCar nas manifestações do dia 15 de maio (2019).
Texto de José Everson Ferraz.