Um dos eventos anuais promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) é o Universidade Aberta, o qual tem como objetivo possibilitar um espaço onde os cursos de graduação do campus são apresentados à comunidade externa, sobretudo estudantes do ensino fundamental e médio. Esse ano, o evento aconteceu nos dias 02 e 03 de outubro (quarta e quinta), das 8hrs às 18hrs, com a apresentação de estandes dos cursos, palestras e visitas guiadas pelos campus pelos laboratórios.
O PET BCI participou da atividade, através da parceria firmada com a coordenação de curso e um grupo de alunos da disciplina Tópicos Especiais em Biblioteconomia e Ciência da Informação, sendo também responsável pela organização e participação no evento.
Durante os dois dias, foram realizadas palestras com o objetivo de apresentar o curso, áreas de atuação, oportunidades de estágios, projetos e programas, como o PET BCI, Empresa Júnior e Centro Acadêmico, onde a coordenadora de curso e também tutora do PET BCI, Profª Drª Paula Regina Dal’Evedove, ministrou uma palestra juntamente com os petianos (as) Jéssica Ramos, José Everson e Monike Camila. Ainda, foi estruturado um estande especificamente para o curso de BCI, no qual os graduandos se dividiram para divulgar o curso, através da conversa, entrega de panfletos e interação por meio de jogo e sorteio. além disso, houve brindes como bottons, marcadores, tatuagens, canecas, doces e livros para quem passasse pelo estande e/ou participassem do jogo.
A conversa, para apresentar o campo da biblioteconomia na UFSCar, se pautou em difundir seu objetivo: formar profissionais e pesquisadores habilitados para trabalharem com a organização, disseminação e recuperação da informação registrada, ressaltando que é uma área de ciências sociais aplicada e interdisciplinar. O curso é oferecido no período noturno e possui duração de no mínimo 8 semestres. Ainda, possui oportunidade de ênfase nas seguintes áreas: Análise das práticas culturais e discursivas, Conhecimento científico e produção científica, Gerenciamento da informação e do conhecimento nos processos empresariais, Informação para negócios sustentáveis. Também, foram apresentadas as áreas de atuação que vão além do ramo tradicional de bibliotecas (seja ela escolar, universitária, médica, jurídica, comunitária, etc), mas que também contemplam empresas, centros arquivísticos, museus, tratamento de coleções e patrimônio, administração, análise de dados, editoras, arquitetura da informação, etc.
Essa é a oportunidade para estudantes do ensino médio, que estão na fase de vestibulares e decisão de qual graduação/profissão seguir, conhecerem os diversos cursos das diversas áreas do conhecimento, podendo participar de palestras, tirar dúvidas, conversar com veteranos e conhecer o campus. Com relação ao curso de Biblioteconomia, através desse evento, foi possível divulgá-lo mais e evidenciar quais são as áreas de atuação do (a) bibliotecário (a), mostrando como o campo é abrangente e necessita desse profissional.
Redigido por José Everson Ferraz
06/10/2019