Dentre as atividades realizadas pelo PET BCI, destacam-se as visitas técnicas, pois proporcionam experiências em ambientes que estão conectados à áreas de estudo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, assim como, possibilitam a vivência cultural em museus, bibliotecas, exposições e demais eventos e locais externos. Sendo assim, na tarde do dia 13 de junho de 2019, o PET BCI realizou uma visita técnica guiada ao Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara – MAPA e à Biblioteca Pública Mário de Andrade, ambos localizados na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo.
Na primeira parada o grupo formado por petianos, alunos de diversos períodos da graduação e da pós-graduação, conheceram um pouco mais sobre as áreas de Paleontologia e Arqueologia, que segundo Carol, monitora que acompanhou a nossa visita, são áreas distintas e que às vezes podem nos confundir. A Arqueologia é a ciência responsável por estudar o ser humano, sua trajetória e cultura, enquanto a Paleontologia, a ciência que estuda as espécies que já habitaram a Terra com base nos seus rastros e evidências, ou seja, fósseis! Durante a visita pudemos observar, lascas de pedra, pontas de flechas, vasos e diversos objetos e que fizeram parte de civilizações antigas e carregam em si toda essa História, vimos também alguns fósseis e como estes estão ligados intimamente com a História da cidade de Araraquara e região.
PET BCI e alunos da UFSCar no MAPA. PET BCI 2019.
Sessão de Paleontologia do MAPA – PET BCI.
Sessão de arqueologia do MAPA – PET BCI
Museu a céu aberto – fósseis nas calçadas de Araraquara – PET BCI.
A segunda visita ocorreu na Biblioteca Pública Mário de Andrade, onde os visitantes foram guiados pela Bibliotecária Mabel Aparecida, que apresentou os diferentes espaços da biblioteca. A visita iniciou pela área de materiais circulantes, onde foi possível observar como os livros são ordenados na estante, assim como, é realizado o atendimento pelo balcão, logo na entrada da unidade; apresentou a sala do Acessa SP, um ambiente aberto a comunidade para acessarem computadores e internet, a sala de estudos e pesquisa, o ambiente administrativo e o porão, onde ficam armazenados os materiais antigos e que não são circulantes. Ainda, foi possível conhecer a coleção especial do Mário de Andrade, composto por livros doados pelo próprio poeta , como também, mobílias da família. A visita se encerrou na biblioteca infantil,um espaço colorido e com acervo específico para crianças e adolescentes.
Biblioteca Infantil Municipal Monteiro Lobato – PET BCI
Sessão de circulação da Biblioteca Mário de Andrade de Araraquara – PET BCI
Acervo especial doado por Mário de Andrade, Biblioteca Mário de Andrade, Araraquara – PET BCI.
Texto de:
Brenda dos Santos
José Everson Ferraz
Monike Camila Carlos