Mais uma vez o PET BCI realizou uma contação de histórias, mas dessa vez foi diferente! Diante do contexto que estamos vivendo, infelizmente não podemos estar presencialmente nas escolas, então quando recebemos a proposta do Colégio Objetivo Wellington para fazer uma contação ao vivo em uma sala do Google Meets ficamos extremamente empolgados. Fomos convidados para participar da atividade de comemoração do Dia do Folclore, contando histórias, apresentando parlendas, trava-línguas e cantando algumas músicas infantis da nossa cultura popular.
A atividade aconteceu em três encontros na tarde do dia 21 de agosto de 2020 e tivemos a oportunidade de nos divertir muito com as crianças desde o Infantil até o Fundamental 1. Os petianos Bárbara Valerio, José Everson e Juliana Andrikonis foram responsáveis pela realização da atividade que se desenvolveu da seguinte maneira: num primeiro momento interagimos bastante com as crianças, cantamos as cantigas populares “Ciranda, Cirandinha” e “Caranguejo não é peixe”, recitamos as parlendas “Hoje é domingo” e “Batatinha quando nasce”, e nos apresentamos, dando boa tarde com a música “Boa tarde, como vai?”. Depois disso, José contou a lenda do Boitatá, Juliana contou a história da Vitória Régia e a Bárbara contou a lenda do surgimento da noite, com direito a desafios de trava-línguas. Para encerrar a participação, os petianos adaptaram a canção “Fui morar numa casinha” para que ela fizesse referências aos personagens do folclore brasileiro.
Assim, tivemos uma tarde dinâmica, animada e de menção as histórias e personagens populares do folclore brasileiro, onde as crianças e professoras participaram ativamente das interações, cantando, fazendo os gestos das músicas e respondendo trava-línguas e perguntas. Ainda, sobre o desenvolvimento do evento, tivemos um feedback extremamente positivo de todos os estudantes, mães, pais e professoras, como também, para o grupo PET BCI foi gratificante continuar com nossas práticas de contação de histórias, incentivo a leitura e apreciação da cultura brasileira. Esperamos ter mais oportunidades de desenvolver atividades como essa.
No mês de agosto o PET BCI disponibilizou em suas redes sociais diversas contações de história com a temática do folclore brasileiro, você já conferiu?
Curta a página PET BCI facebook e nos siga no instagram!
Redigido por Bárbara Valerio, José Everson e Juliana Andrikonis
24 de agosto de 2020