Durante os meses abril, maio e junho de 2020, compreendendo a situação de isolamento social por conta da pandemia COVID-19, o Programa Educação Tutorial em Biblioteconomia e Ciência da Informação da Universidade Federal de São Carlos, PET BCI UFSCar, realizou a atividade Encante-se em Poesia. Essa proposta buscou apresentar e divulgar nas redes sociais do programa poetas brasileiros e seus poemas reunidos em antologias poéticas.
Dentro dessa ação de elaborar e adaptar projetos, a fim de alcançar e atender seu público através de plataformas virtuais e redes sociais, através dessa atividade, pode-se apresentar, conhecer, refletir e exaltar poetas brasileiros e seus versos, possibilitando um maior interesse dos seguidores pela história do escritor(a), seus trabalhos no meio artístico e as mensagens transmitidas pela poesia.
Para tal, foram selecionados um poeta e uma coletânea por mês, totalizando três poetas e três obras, para que ao longo de uma semana de cada mês, o público se encantasse com a poesia daquele artista. Assim, utilizou-se uma postagem no feed do instagram e facebook, apresentando a ideia, uma breve biografia do poeta e livro usado para compartilhar os poemas. Após isso, durante os sete dias foram postados um poema por dia nos stories das redes sociais. Os escolhidos foram Solano Trindade e o livro “Poemas Antológicos de Solano Trindade”, Manuel Bandeira e o “Para querer bem: antologia poética de Manuel Bandeira”, e Cecília Meireles com “Antologia Poética”.
Poetas selecionados para o Encante-se em Poesia | Fonte: PET BCI UFSCar (2020).
A partir da pesquisa, levantamento, seleção de poetas e suas obras, elaboração de resumos, criação de artes e divulgação nas redes sociais, o projeto alcançou diversos seguidores que acompanham o instagram e curtem a página no facebook do PET BCI, resultando na interação com o público e engajamento: 92 curtidas, 5 compartilhamentos e 3 comentários, além das visualizações nos stories.
Portanto, entende-se o quão interessante foi realizar essa ação voltada para a poesia, possibilitando que os seguidores conheçam, relembrem e apreciem poetas brasileiros e alguns de seus trabalhos que fazem parte da história do país, além de obter referências quanto a literatura e seu campo poético.
Redigido por José Everson Ferraz
19 de julho de 2020