“Há uma necessidade emergencial relacionada a criação de ambientes informacionais digitais de qualidade no âmbito da Ciência Aberta”
Fernanda Alves Sanchez
Fernando Luiz Vechiato
“Como vocês veem a realidade da Ciência Aberta dentro e fora da universidade?”. Essa e outras perguntas, foram respondidas pela Fernanda Sanchez (UNESP Marília) e pelo Fernando Vechiato (UFRN), quinta-feira do dia 21 de maio de 2020, na sexta palestra do ciclo “Encontro com Autores da Ciência da Informação Brasileira” intitulada “Avaliação de repositórios de dados de pesquisa segundo critérios da Encontrabilidade da Informação”, transmitida ao vivo pela página do PET BCI no Facebook. Nesse dia foi abordado as buscas por melhorias no compartilhamento, uso e reuso de dados de pesquisa, que tendem a crescer cada vez mais, logo, cabe à Ciência da Informação encontrar saídas para esses novos desafios relacionados ao armazenamento, partilha de dados etc.
Todo o debate ocorrido durante a palestra, se baseia no seu artigo, de mesmo título, publicado na Revista IBICT em 2019, e proporcionou reflexões pertinentes sobre Ciência Aberta, com satisfação e elogios dos ouvintes, como visto no feedback da palestra posteriormente. No decorrer da exposição, os autores responderam perguntas interessantes, vinda dos participantes ao vivo, a respeito da da resistência dos pesquisadores etc.
Para saber mais, assista a palestra na íntegra e leia o artigo através dos links abaixo 😉
Palestra: https://www.youtube.com/watch?v=0Ffg5w_JLVU
Link Artigo: http://revista.ibict.br/liinc/article/view/4774
Curta a página PET BCI no facebook e assistam as demais lives 🙂
Redigido por Raniel Andrade.
27 de maio de 2020