“[…] a sensação de lidar com livros raros é a de que eu era uma viajante do tempo […] uma sensação de imortalidade” – Ana Virgínia Pinheiro
“Sua experiência no comando da Sessão de Obras Raras da Biblioteca Nacional, Selo Memória do Mundo e até seu livro favorito”. Essas e outras questões, foram abordadas pela Ana Virgínia Pinheiro, na quarta-feira do dia 01 de Julho de 2020, na 1ª palestra do X Saber Profissional: multifaces do bibliotecário contemporâneo, transmitida ao vivo pelo youtube. Nessa conversa ela abordou um pouco da sua trajetória acadêmica e profissional, além do universo das teorias e boas práticas da biblioteconomia de livros raros, seu relato abrange desde sua escolha profissional, o exercício da sua especialidade na Biblioteca Nacional e os anos de ensino em que se dedicou como docente na Unirio.
Todo o bate papo ocorrido durante a live, se encontra disponível no canal do PET BCI no youtube no link https://www.youtube.com/watch?v=qtCztM6VuKM, e proporcionou reflexões pertinentes sobre suas vivências, com satisfação e elogios dos ouvintes, como visto no feedback da palestra posteriormente. No decorrer da exposição, a Ana Virgínia respondeu perguntas interessantes, vinda dos participantes ao vivo, como por exemplo o livro que marcou sua vida e se livros raros são classificados ou não.
Lattes pra linkar: http://lattes.cnpq.br/1451014589696902
Para saber mais, assista a palestra na íntegra e sigam nossas redes sociais!!
Redigido por Raniel Andrade
06 de julho de 2020