Após o período pandêmico que vivenciamos nos últimos dois anos, umas das atividades mais famosas realizadas pelo PET BCI teve seu retorno de forma bastante receptiva. As visitas técnicas. Com o objetivo de proporcionar experiências em ambientes que estão conectados à áreas de estudo da Biblioteconomia e Ciência da Informação, a vivência cultural em museus, bibliotecas, exposições e demais eventos e locais externos se tornam uma alternativa diferente de adquirir conhecimento na área. Sendo assim, em agosto deste ano o PET BCI promoveu a primeira visita técnica para a Casa do Pinhal, localizada na Fazenda do Pinhal, na região rural de São Carlos. Inicialmente, o grupo de petianos e outros alunos de graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação conheceu a biblioteca, onde puderam manusear alguns livros raros com o auxílio dos profissionais do local. Em seguida, os visitantes foram divididos em grupos menores e percorreram os espaços da casa e da fazenda com o auxílio de guias, que fizeram um excelente trabalho explicando aos estudantes diversos aspectos da história de São Carlos e região, com foco principalmente na família Arruda Botelho, que vivia na fazenda.
Os alunos deram um feedback muito positivo após a visita, demonstrando interesse em possíveis próximos eventos similares. A experiência foi bem aproveitada por todos, que adquiriram conhecimentos importantes sobre a cidade onde estudam e sobre os procedimentos e competências necessárias a um profissional que trabalha em um local de preservação da memória.
Alunos do PET BCI e da UFSCar tendo a chance de manusear documentos históricos presentes na fazenda. Fonte: Próprio autor (2022).
PET BCI, alunos da UFSCar e equipe do museu do Conde do Pinhal no interior do museu. Fonte: Próprio autor (2022).
Interior do museu do Conde do Pinhal. Fonte: Próprio autor (2022).
Equipe do museu do Conde do Pinhal no interior do museu. Fonte: Próprio autor (2022).
Redigido Por Ana Julia e Lara Lumini
2022