Promoção de visitas técnicas e culturais em diferentes ambientes de trabalho, arte e cultura, que, em alguma medida estejam relacionados diretamente ou transversalmente à formação do bibliotecário e demais profissionais da informação, como Bibliotecas, Centros Culturais, Museus, Galerias, Pinacotecas, ONGs, Fazendas Históricas, dentre outros.
Viagens Didáticas
O museu da ciência Mário Tolentino conta com diversas exposições, tanto permanentes, quanto temporárias, que abrangem diversas áreas do conhecimento humano: meio ambiente e ecologia, física, mecânica, acústica, paleontologia, etc.
A Arqueologia é a ciência responsável por estudar o ser humano, sua trajetória e cultura, enquanto a Paleontologia, a ciência que estuda as espécies que já habitaram a Terra com base nos seus rastros e evidências, ou seja, fósseis!
A Biblioteca Municipal Mário de Andrade está localizada no chamado “centro velho” da cidade de São Paulo, fundada no ano de 1925 se tornaria a primeira biblioteca pública da cidade e a segunda maior biblioteca pública do país.
A Fazenda Santa Maria está localizada as margens do Rio Monjolinho, é reconhecida como Patrimônio Histórico e Tombada pelo CONDEPHAAT do Estado de SP. Todo acervo é catalogado e suas benfeitorias registradas em um detalhado projeto realizado pelo arquiteto, Candido Malta Campos Filho e pela Bibliotecária Vera Zavaglia Malta.
Antiga residência de Candido Portinari em Brodowski, o Museu Casa de Portinari, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, administrada pela ACAM Portinari – Organização Social de Cultura, representa a forte ligação do artista com sua terra natal, origens e laços familiares.
Mantido pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, o Sesc - Serviço Social do Comércio é uma entidade privada que tem como objetivo proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida aos trabalhadores deste setor e sua família.
O espaço guarda profundas relações com o modo como a sociedade brasileira se desenvolveu ao longo dos séculos. Suas edificações, acervos materiais, documentais e bibliográficos, e sua história de forma geral, trazem à tona discussões sobre temas como desenvolvimento econômico, imigração e escravidão.
Com mais de 250 anos de história, a Faber-Castell foi fundada por Kaspar Faber em 1761, em Stein, próximo a cidade alemã de Nuremberg, e inicialmente produzia apenas lápis de chumbo. Somente em 1898 a empresa passou a se chamar oficialmente Faber-Castell, em virtude do casamento da herdeira da família Faber com o conde Alexander zu Castell-Rudenhausen, oriundo de uma nobre família da Alemanha.
A Biblioteca Central do Câmpus de Ribeirão Preto da USP (BCRP-USP) originou-se da Biblioteca da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, criada em 1952, e foi integrada aos acervos bibliográficos das seguintes 7 faculdades do campus FMRP-USP, FFCLRP-USP, EERP-USP, FCFRP-USP, FORP-USP, FEARP-USP, CMURP-USP, EEFERP-USP.
Inaugurado em março de 2009, o Museu Catavento é um centro de ciência e tecnologia que busca aproximar pessoas de todas as idades do mundo científico. Gerido pela OS Catavento Cultural e Educacional, o espaço oferece exposições interativas, estimulando a curiosidade, o aprendizado e o encantamento pela ciência de forma dinâmica e acessível.
Localizada no centro histórico de São Paulo, a Pina tem três edifícios – Pina Luz, Pina Contemporânea e Pina Estação. Além de exposições temporárias de artistas brasileiros e internacionais, e uma de longa duração com obras do acervo, o museu abriga um programa educativo e atividades culturais abrangentes.
Inaugurada em fevereiro de 2010, a Biblioteca de São Paulo (BSP) está localizada no Parque da Juventude, no terreno em que funcionou a Casa de Detenção de São Paulo (conhecida como Carandiru), na zona norte da capital paulista.
O museu abriu ao público pela primeira vez em 2006, tendo escolhido como casa a cidade de São Paulo, que abriga a maior população de falantes da língua portuguesa em todo o mundo.
Idealizado pelos imigrantes pioneiros preocupados com a preservação e transmissão de sua história às gerações seguintes, o Museu foi inaugurado em 1978, após ampla campanha de arrecadação de recursos no Brasile no Japão, e vem sendo administrado pelo Bunkyo.
O MASP, Museu diverso, inclusivo e plural, tem a missão de estabelecer, de maneira crítica e criativa, diálogos entre passado e presente, culturas e territórios, a partir das artes visuais. Para tanto, deve ampliar, preservar, pesquisar e difundir seu acervo, bem como promover o encontro entre públicos e arte por meio de experiências transformadoras e acolhedoras.
O Museu Afro Brasil Emanoel Araujo reúne 20 mil itens que refletem a trajetória africana e afro-diaspórica e suas contribuições ao Brasil. Divididos em acervos artístico, arquivístico e bibliográfico, os itens abordam arte, religiosidade e cultura, destacando a memória afro-brasileira.
Nomeada em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, a biblioteca tem um acervo bibliográfico que reúne cerca de 14.000 itens, entre livros e catálogos sobre artes, culturas africanas e afro-brasileiras, religiosidade, ciências sociais e história do Brasil e outras referências conectadas ao acervo museológico.
O Centro Cultural São Paulo é uma instituição pública subordinada à Secretaria Municipal de Cultura do município de São Paulo que reúne a Pinacoteca Municipal, a discoteca Oneyda Alvarenga, a coleção da Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, espaços para cursos diversos, teatros e cinema.
Onovolab é o hub de inovação que reúne as comunidades da região de São Carlos.
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo é um evento cultural organizado pela Câmara Brasileira do Livro, que reúne várias editoras brasileiras e estrangeiras para apresentar lançamentos e seus títulos.
A Fundação Pró-Memória de São Carlos (FPMSC) é uma fundação brasileira pertencente ao município de São Carlos cuja função é preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural do município.
Inaugurado em 1970, o Museu da Imagem e do Som (MIS) abriga uma coleção de mais de 200 mil itens, incluindo fotografias, câmeras, filmes, vídeos, cartazes e depoimentos históricos
O MuBE, Museu Brasileiro da Escultura e da Ecologia, foi criado a partir da concessão do terreno, situado entre a Avenida Europa e a Rua Alemanha, pela Prefeitura de São Paulo à SAM - Sociedade dos Amigos dos Museus, no ano de 1986, para a construção de um Centro Cultural de Escultura e Ecologia.
A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) foi concebida com o conceito de "Biblioteca Viva", inspirada nas Bibliotecas de São Paulo e Parque Villa Lobos, localizadas na cidade de São Paulo. A BSJ tem como objetivo ser um espaço dinâmico, vivo e integrado com a comunidade de Ribeirão Preto e região.