A ACIEPE (Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão) “Práticas Alternativas – Contação de Histórias” é a primeira ACIEPE que o grupo PET de Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI) da UFSCar oferta para alunos de qualquer curso da Universidade Federal de São Carlos e também para a comunidade externa.
No primeiro encontro da ACIEPE no período da manhã houve uma contação de abertura, feita pela convidada Sônia Pinheiro, bibliotecária da Prefeitura Municipal de São Carlos, onde os alunos já puderam ver as técnicas de contação serem usadas para se ambientarem ao tema, na sequência foi apresentada a palestra “Programa de Educação Tutorial: PET Biblioteconomia e Ciência da Informação UFSCar”.
O segundo dia da ACIEPE – Práticas alternativas: contação de Histórias começou como esperado, o encontro começou em frente à BCo, onde iniciamos o dia com o coffe, seguido da dinâmica de aquecimento para preparar os participantes.
O palestrante deu dicas de como foram suas experiências com contação de histórias e com projetos de incentivo à leitura. Ele explicou sobre os tipos de leitura de roteiros: técnica ou dramática, e explicou alguns tipos de gêneros textuais.
O quinto e penúltimo dia da ACIEPE – Prática alternativas – Contação de histórias abordou a Biblioterapia. Antes do início da palestra, tivemos um coffee com os participantes.
No último sábado de setembro o PET BCI promoveu na Biblioteca Infantil da UFSCar o “Curso de Mediação de Leitura e Contação de Histórias”, ministrado pelo Gabriel Anart, graduando em biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mediador de leitura e contador de histórias.
Nosso encontro aconteceu em meio a diversos livros infantojuvenis da Biblioteca Municipal Euclides da Cunha.
O Programa Peneirando & Contando Histórias acontece nas bibliotecas públicas e comunitárias de Heliópoles e região, na periferia de São Paulo e tem como objetivo formar leitores a partir de estratégias de mediação de leitura.